Conteúdo SKYBR | Banner Responsabilidade Social
Estrutura SKYBR | Breadcrumb Responsabilidade Social Fazer em Casa
Conteúdo SKYBR | Texto Sobre Responsabilidade Social Fazer em Casa

Conteúdo SKYBR | Menu Interno Responsabilidade Social
Conteúdo SKYBR | Fluxo responsabilidade social - Consumo Consciente

CONSUMO CONSCIENTE

Imagem responsabilidade social - tomar banhos rápidos

Não se ensaboe com o chuveiro ligado. Se em uma cidade de 100 mil habitantes reduzisse o tempo de chuveiro aberto de 10 para 5 minutos no banho diário, a água economizada daria para abastecer toda a cidade por quase dois meses.

Imagem responsabilidade social - Escovar os dentes de torneira fechada

Se a população do Recife, cerca de 1,4 milhão de pessoas, aderisse à ideia de escovar os dentes com a torneira fechada, a água poupada em oito dias daria para abastecer a cidade de Florianópolis, com cerca de 404 mil pessoas, durante um dia inteiro.

Imagem Responsabilidade Social - Aerador de Torneira

 

Um aerador também é conhecido como peneirinha ou restritor de vazão e pode ser encontrado em qualquer loja de utensílios domésticos. Ele diminui o consumo de água em até 50% e não deixa a água espirrar tanto. De acordo com a Sabesp, “em 1 minuto, a torneira sem o restritor de vazão consume 12 litros. Com a peça, o consumo foi de 4 litros.”.

Imagem Responsabilidade social - Mangueira

Quando for limpar calçadas ou quintais, prefira a vassoura! Para economizar água, a dica é varrer primeiro para retirar as folhas e outros resíduos e, se ainda houver necessidade, usar um balde para jogar água. Evite a mangueira!

Imagem Responsabilidade social - Lavar roupa no tanque

Ao lavar suas roupas no tanque, primeiro junte bastante roupa suja. Deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágüe.

Imagem Responsabilidade social - Instale torneiras de baixo consumo de água

Para ajudar no racionamento e evitar que torneiras fiquem abertas por muito tempo, utilize torneiras de baixo consumo de água ou com fechamento automático. As duas opções já se tornaram comuns no mercado e são facilmente encontradas em todas as lojas de materiais de construção e hidráulicos.

PRODUTOS ORGÂNICOS SÃO MELHORES

 

Tanto produtos orgânicos quanto produtos com ingredientes orgânicos merecem a sua atenção! Esse tipo de ingrediente não utiliza agrotóxico ou substâncias parecidas em sua produção, portanto não prejudica nem o meio ambiente, nem a sua saúde.

TENHA UMA HORTA EM CASA

Seja no quintal, no canteiro ou em vasos, você pode colher ervas frescas, livres de agrotóxicos e de higiene adequada. A escolha dos alimentos e ervas é por sua conta, assim, você escolhe o que mais utiliza em suas refeições e o que mais agrada seu paladar. Caso você tenha crianças em casa, será uma ótima oportunidade para criar o contato delas com a terra e ensinar o respeito com a natureza.

Confira dicas de como ter uma horta em vasos, no site da Iniciativa Planeta Sustentável.

CONSERVE BEM OS ALIMENTOS

Fique atento à maneira correta de armazenar os alimentos que você compra, como local e temperatura adequada. Assim, além de preservar as características do alimento, você evita o desperdício.

PREFIRA PRODUTOS COM MENOS EMBALAGEM

Os produtos com pouca embalagem precisam de menos energia para ser produzidos e geram menos lixo após o uso. Quanto menos processado e embalado, menos emissão de carbono.

CONSUMA VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS DA ESTAÇÃO

Além de mais saborosos eles têm preços mais baixos. Em geral, esses produtos vêm de mais perto, não exigindo grande transporte, desta forma reduzindo perdas pela manipulação, gastos de combustível e poluição.

Por exemplo, julho é o mês ideal para comprar mexerica, mandioca, palmito e sardinha.

Confira os alimentos mais indicados para cada mês: http://extras.ig.com.br/infograficos/comidaepoca/

PLANEJE O CARDÁPIO DA SEMANA

Defina como serão as refeições diárias, planeje as compras da semana e evite desperdícios que são maiores em frutas, legumes e verduras.

EMBALAGEM LONGA VIDA

As embalagens Longa Vida são feitas de papel, alumínio e plástico, os três bem grudados um no outro. Por esse motivo, são muito difíceis de ser recicladas e a coleta seletiva especializada nesse tipo de resíduo é pouco abrangente.

Mas você pode sim encontrar o lugar certo para descartar esse tipo de embalagem!

A Tetra Park possui a Rota de Reciclagem, que disponibiliza cooperativas de catadores, empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e pontos de entrega voluntária (PEV) mais próximos de sua casa e que recebem as embalagens da Tetra Park.

ÓLEO DE COZINHA

Só em São Paulo, são comprados por mês mais de 20 milhões de litros.

Jogar o óleo usado pelo ralo da pia é uma das maiores agressões que podemos fazer ao meio ambiente, já que um único litro de óleo descartado de forma incorreta polui até 25 mil litros de água.

O óleo quando descartado de maneira errada:

  • Contamina estações de tratamento de água;
  • Pode entupir canos;
  • Cria uma barreira que dificulta a entrada de luz em rios e oceanos, bloqueando a oxigenação da água comprometendo o equilíbrio ambiental;
  • Exige uso de produtos químicos altamente tóxicos para limpeza de encanamentos contaminados;
  • Torna o solo impermeável o que dificulta o escoamento da água das chuvas, contaminando o lençol freático e emite grande quantidade de gases tóxicos na atmosfera quando se decompõe.

Confira uma receita para transformar óleo em sabão:

  • Ingredientes -> 5 litros de óleo de cozinha, 2 litros de água fervente, 200 ml de amaciante, 1 quilo de soda cáustica (NaOH) em escama.
  • Passo-a-passo -> Primeiro, coloque cuidadosamente a soda no fundo de um balde. Em seguida, despeje a água fervente até diluir todas as escamas de soda. Adicione o óleo e mexa. Depois, ponha amaciante e mexa novamente até formar uma mistura homogênea. Coloque tudo numa forma e espere secar. Para finalizar, corte as barras de sabão.

Se você prefere descartar o óleo usado, o primeiro passo é armazená-lo em garrafas e entregar em postos

Veja sites que divulgam postos de coleta:

  • Akatu
  • Óleo sustentável
  • Ecóleo

Fonte: Universo Jatobá

GARRAFA PET

Uma garrafa PET que é jogada em lixo comum ajuda a encher os aterros sanitários, entope tubulações de esgoto e polui lagos, rios e mares. Para evitar isso, você pode reutilizar as embalagens de bebidas e alimentos feitas de plástico PET, transformando-as em objetos de uso do dia-a-dia. Caso não queira reutilizar, separe as garrafas para reciclagem de plásticos.

A Iniciativa Planeta Sustentável dá algumas dicas em seus site de como reutilizar garrafas PET. Clique aqui e confira!

DETERGENTES

Prefira comprar detergentes e sabões sem espuma. O fosfato, presente na espuma, ajuda na proliferação de algas nos rios, prejudicando os animais aquáticos e poluindo as águas.

Fonte: Planeta Sustentável

MEDICAMENTOS

Medicamentos vencidos podem fazer muito mal a quem toma, além de contaminar a água e o solo, se for descartado de maneira incorreta. Existem programas de descarte de medicamentos, caso não encontre um em sua cidade, procure se informar nas farmácias mais próximas se elas podem receber o produto e encaminhá-lo para uma empresa especializada.

Confira outras dicas:

  • Conserve os medicamentos e as bulas em suas embalagens originais.
  • Não guarde seus medicamentos em recipientes de alimentos nem junto a cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria ou outros produtos químicos.
  • A caixa, a bula e as cartelas de alumínio e plástico são recicláveis! Rasgue-as antes de fazer o descarte.
NA HORA DAS COMPRAS
  • Não há porque pegar os canhotos toda vez que a maquininha aprovar o pagamento. É só dizer que não precisa da sua via. Assim, você poupa papel, tinta e reduz a quantidade de lixo produzido.
  • Já reparou que muitas lojas oferecem sacolas enormes para produtos que não ocupam nem metade do espaço? Se você fizer compras em mais de uma loja, recuse sacolas e embalagens desnecessárias. Coloque tudo em uma só.
  • Já reparou que muitas lojas oferecem sacolas enormes para produtos que não ocupam nem metade do espaço? Se você fizer compras em mais de uma loja, recuse sacolas e embalagens desnecessárias. Coloque tudo em uma só.
  • Se durante o passeio você comer um chocolate ou comprar uma água e o local não oferecer lixeiras com coleta seletiva, guarde as embalagens que conseguir com você – dentro da bolsa, em uma sacola – e descarte em outro local que separe o lixo.
COM TODOS JUNTOS, FICA AINDA MELHOR

Junte a família para conversar sobre dinheiro! Assim, todos podem compartilhar seus planos e desejos, e chegar a um objetivo em comum. Se todos concordarem com um objetivo, o comprometimento será maior por parte de cada um. Além de unir a família, essa prática ajuda na compreensão de todos sobre a situação financeira atual e na contribuição que cada um deve dar para atingir as metas.

ENSINANDO OS PEQUENOS

O melhor momento para ensinar uma pessoa a lidar com dinheiro de uma maneira saudável é na infância. Brincar de supermercado ajuda quando a criança é pequena, facilita a compreensão das relações de valor. Você pode começar a dar o dinheiro do lanche da semana para seu filho a partir dos 6 anos, e explicar que ele deve saber ponderar e escolher o que comprar para não faltar nos outros dias. Mas lembre-se: o maior aprendizado é aquele que vêm através do exemplo dos pais!

FAÇA BOM USO DO SEU 13º SALÁRIO

Você pode começar o ano novo tranquilo e sem ter que pagar juros se utilizar seu 13º salário para zerar débitos do ano velho. E mesmo para quem estiver com a conta no azul, vale a pena segurar um pouco os gastos nos presentes de Natal, e se preparar para as despesas de início de ano, como férias, IPVA, IPTU, material escolar e matrículas.

NÃO GASTE MAIS DO QUE GANHA

Consumo consciente e responsável começa pelo respeito ao próprio bolso. O limite dos gastos deve ser o da própria renda. Não consegue ganhar mais? Então tem de gastar menos.

SAIBA QUANTO GASTA

Quem não sabe quanto gasta, sempre gasta mais do que pode. Faça anotações. Controle suas despesas durante algum período, inclusive as pequenas.

CONTROLE SEU ORÇAMENTO

Primeiro, faça um orçamento. Pode ser simples. Inclua todas as receitas e despesas previstas. Depois, faça anotações, controles e compare os valores orçados com os realizados. Vá ajustando com o passar do tempo.

Conheça aplicativos para celular que ajudam a controlar o orçamento: Sistema Android

Sistema iOS

FIQUE ATENTO AO HORÁRIO DE USO DE ENERGIA

Você sabia que a energia elétrica tem horário de pico? Aproximadamente das 18h às 21h, funcionam ao mesmo tempo, comércio, fábricas, iluminação pública, iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maior parte dos chuveiros. Por isso, evite nesse período gastar energia com coisas que podem ser feitas nos outros horários.

ILUMINE SUA CASA COM ESPELHOS

Os espelhos refletem a luz do dia que entra pelas janelas e sacadas, além de darem um charme a sua decoração. Ter espelhos na casa, principalmente perto desses lugares, ajuda na iluminação natural do ambiente, que pode diminuir a quantidade de lâmpadas ligadas durante o dia.

DESLIGUE O COMPUTADOR DO SEU TRABALHO

Desligar seu computador quando for almoçar e após o seu expediente tem um impacto muito grande no consumo de energia! De acordo com a Akatu, se 1% dos brasileiros desligassem o computador na hora do almoço todo dia, a energia economizada evitaria a emissão equivalente ao carbono absorvido por 30 mil árvores da Mata Atlântica.

varal

Procure utilizar a secadora apenas em urgências e evitar colocar panos e roupas atrás da geladeira para secar. Pendurar as roupas no varal é uma opção sustentável, pois gasta menos energia.

LUZ NATURAL

 

Deixe o sol entrar e iluminar a sua casa! Abra janelas e cortinas, fará muito bem ao seu humor e te ajudará a economizar energia.

RÉGUA COM INTERRUPTOR

Alguns aparelhos em sua casa ficam dia e noite em stand by, o que consome muita energia! Para evitar este desperdício, utilize uma régua de tomada com interruptor, que é mais prático do que tirar um a um da tomada toda hora.

ECOTURISMO

Você já ouviu falar em Ecoturismo?

De acordo com o Ministério do Turismo, “ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. A característica principal desse tipo de viagem é realizar atividades que proporcionam a vivência e o conhecimento da natureza, mas sempre com o intuito de preservá-la.

Experimente esse turismo sustentável ou, se possível, se interesse em visitar áreas verdes durante sua viagem. Mas lembre-se: o importante é preservar!

O site do Ministério do Turismo oferece sugestões de destinos ideais para fazer Ecoturismo. Confira: http://www.turismobrasil.gov.br/mtur.destino.

ANTES DA VIAGEM, EM CASA

Nos preparativos da viagem, lembre-se de:

  • Desligar os aparelhos da tomada, pois o modo stand-by consome muita energia.
  • Fechar o registro de água dos banheiros para evitar vazamento e gotejamento.
VIAJAR DE CARRO

Se for viajar de carro, faça a manutenção do seu veículo para verificar se ele está em condições de viajar. Caso seu carro seja flex, dê preferência ao álcool, pois é menos poluente e é proveniente de fontes renováveis.

CONHEÇA A CIDADE DE BICICLETA

A sua viagem pode ficar ainda mais divertida se você optar em utilizar uma bicicleta para fazer passeios pela cidade. Você estará fazendo exercício e minimizando os impactos causados ao meio ambiente, além de deixar seu passeio bem mais gostoso.

RESPEITE A CIDADE QUE IRÁ VISITAR

Sempre que for viajar, pesquise a cultura, tradições e normas da cidade ou país que você irá conhecer e evite comportamentos que possam ofender a população do local. Lembre-se também de respeitar o patrimônio artístico, arqueológico e cultural da região que irá visitar.

ALIMENTE A ECONOMIA DA CIDADE

Não leve nada que possa encontrar no seu destino de viagem. Compre produtos de higiene ou alimentos no mercadinho local, o que contribui com a geração de empregos e aumenta a renda dos moradores. Além disso, priorize o serviço de guias e condutores integrantes das comunidades locais.

TROQUE OS SACOS DE LIXINHO POR JORNAL

De acordo com a Akatu: “Cada brasileiro consome em média 800 saquinhos plástico por ano ou quase 153 bilhões de sacolinhas no país inteiro”. Ou seja, vale a pena diminuir a quantidade de saquinhos, não é? Muitas pessoas pegam sacos plásticos no supermercado para não faltar nos lixinhos do banheiro, cozinha ou escritório.

O plástico ajuda no aquecimento global, entope bueiros e tubulações, provocando enchentes, e demora mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Você pode procurar em supermercados sacos que sejam biodegradáveis ou orgânicos. Outra opção, que é bem mais barata, é deixar apenas um saco grande para recolher o lixo da semana e economizar nas lixeiras pequenas, trocando o plástico pelo jornal. Confira aqui como fazer um saquinho de jornal para o lixo.

Fonte: Akatu

UTILIZE LIMÃO COMO MATERIAL DE LIMPEZA

Você pode evitar a utilização de produtos de limpeza que possuem cloro e solvente na composição. Aproveite a acidez do limão para tirar ferrugem de objetos, colocando suco da fruta na palha de aço, e gorduras de louças, diluindo limão em água e deixando de agir no que está sujo. A acidez da fruta também ajuda a retirar ferrugem de bocas de fogão, basta juntar uma colher de sopa de sal ou bicarbonato de sódio ao extrato de uma unidade da fruta.

Fonte: Superinteressante.

UTILIZE APENAS A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE CIMENTO

Ao realizar uma obra, procure planejar adequadamente a sua compra, evitando o desperdício de cimento. Afinal, a produção deste material causa a emissão de grande quantidade de gás carbônico, contribuindo para as mudanças climáticas.

Fonte: Akatu.

SACOLA RETORNÁVEL

Às vezes, ao sair de casa para fazer compras em mercados e supermercados, esquecemos de levar uma sacola retornável para guardar os produtos, e acabamos utilizando as sacolas plásticas, que levam mais de 100 anos para se decompor. Por isso, é interessante lembrar-se de deixar uma sacola retornável no carro, assim, você evita de esquecê-la em casa.

ADUBO SUSTENTÁVEL

Se você possui plantas em sua casa, experimente trocar os adubos químicos por cascas de ovos, de frutas e de legumes, além de pó de café e saquinho de chá. Assim, você não asfixia suas plantas e deixa-as mais fortes e bonitas.

Fonte: Planeta Sustentável

TORCEDOR CONSCIENTE

O clima de alegria, descontração e muita torcida promete ser ainda maior quando o país for sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Para que a festa fique ainda mais bonita adote o comportamento do torcedor consciente. Siga as dicas:

Em dias de jogos da seleção aproveite para reunir os amigos em casa. Esse é um bom momento para realizar uma festa de confraternização.

Não podem faltar aqueles lanchinhos para beliscar durante o jogo. Prefira lanches naturais, como frutas e alimentos orgânicos. Utilize copos e pratos de vidro ou de porcelana, ao invés de descartáveis. Após lavá-los, reutilize os utensílios nas próximas reuniões.

Na hora de organizar os comes e bebes, os próprios alimentos podem servir como decoração temática. Mas tente fugir dos corantes e prefira os orgânicos. Na hora da caipirinha ou mesmo da sobremesa use e abuse de frutas como kiwi, carambola, melão e limão, por exemplo.

Se a ideia é aquela cervejinha gelada, não esqueça: quando for buscar a sua, já traga para outras pessoas. Assim, você economizará energia ao abrir a geladeira.

Outra opção é colocar as cervejas em um cooler com gelo para a hora do jogo. Além de evitar que você perca momentos decisivos, você economiza energia elétrica.

Usar as cores verde e amarelo para torcer pela nossa seleção é uma ótima pedida. Mas nada de comprar produtos piratas, hein! Durante os eventos esportivos o mercado ilegal cresce ainda mais e é possível encontrar vendedores em cada esquina.

Nada de brigas e discussões durante e após as partidas. Um torcedor deve sempre respeitar o outro torcedor, afinal esporte é diversão. Ao comemorar não se exalte a ponto de sair por aí brigando e destruindo o patrimônio público.

Assim que a festa terminar, veja o que você pode aproveitar em outras ocasiões como bandeiras, faixas, apitos e cornetas. E ao recolher o lixo, não se esqueça de separar o que pode ser reciclado.

Fonte: Universo Jatobá